Impressora sem fio: como funciona? Vale Apena?




Vale Apena comprar Impressora sem fio? Hoje já existem muitos modelos de impressora com vários recursos, inclusive sendo o modelo multifuncional (que também é copiadora e digitalizadora) um dos mais populares. E além de agregar várias funções, uma impressora moderna também conta com outra característica inovadora: a tecnologia sem fio (ou wireless).


Pode-se definir como wireless toda impressora que funcione sem a necessidade de utilizar um cabo para se conectar a algum dispositivo (seja um computador, notebook, smartphone, tablet etc) e então imprimir – ou digitalizar, fazer uma cópia etc. Dentre dessa categoria de impressoras, três formas de funcionamento são as mais populares: Wi-Fi, Bluetooth e Infravermelho. Entenda quais as vantagens e desvantagens de cada uma dessas tecnologias.

Conexão via Wi-Fi

Essa é a forma de tecnologia sem fio mais usada no mundo – e não apenas por impressoras. O sinal wi-fi permite que aparelhos se conectem entre si e também a redes (tanto internas quanto externas, como a Internet). Uma das grandes vantagens das impressoras wi-fi é o grande alcance do sinal e a quantidade de dispositivos que usam esse tipo de conexão, desde computadores até tablets. Além disso, alguns modelos de impressora possuem seu próprio sinal de rede wi-fi, possibilitando que você use-a mesmo quando sua Internet ou Enthernet não estiverem funcionando.

Conexão via Bluetooth

Segunda opção mais usada, o bluetooth funciona de forma similar ao wi-fi. Ele também conecta impressora e dispositivo (como smartphone, computador etc) através de um sinal de rádio. Por isso, assim como com na conexão wi-fi, impressora e computador não precisam estar próximos, conectados por cabo algum ou ainda em uma posição específica – mas quanto mais próximos, mais forte o sinal da conexão. A principal desvantagem dessa tecnologia é que nem todos os computadores ou notebooks possuem conexão bluetooth, sendo mais característica de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Conexão via Infravermelho

Impressoras com esse tipo de tecnologia são cada vez menos utilizadas, apesar de ainda existirem algumas no mercado. Isso porque o infravermelho possui grandes desvantagens quando comparado às outras formas de conexão wireless. Ele precisa que impressora e o dispositivo (computador, notebook etc) estejam próximos e com seus respectivos transmissores apontados um para o outro; além disso, ele apresenta uma taxa de transmissão de dados muito baixa, podendo causar impressões demoradas e/ou com falhas.


Share on Google Plus

Sobre Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor.
Marcio Oliveira - Tecnico Informatica Senac Campinas

0 comentários:

Postar um comentário